quinta-feira, 2 de outubro de 2008

F1 - A Ferrari e o "Pirulito"

Neste último domingo os fãs da velocidade acordaram cedo confiantes em uma vitória brasileira em Cingapura. A espectativa era totalmente pertinente. No dia anterior Felipe Massa executou uma volta perfeita e conquistou a pole position colocando mais de meio segundo em seu rival ao título, Lewis Hamilton.

Tudo parecia estar perfeito. A pista oferecia poucas chances de ultrapassagem, a Ferrari mostrou-se constantemente superior a McLaren durante todo o fim de semana e Massa largava na frente. O circuito, belíssimo, iluminado numa bela noite asiática, também atraia atenção dos amantes da F1.

O início da corrida parecia confirmar que os brasileiros teriam um domingo feliz. Massa abria vantagem sem dificuldades e até mesmo Kimi Raikkonen mostrava apetite e condições de ultrapassar o inglês da McLaren. Por falar no filandês, vale a pena registrar o comentário maldoso que circulava no circo em Cingapura. Segundo alguns, Kimi teria uma vantagem sobre os outros concorrentes nesta corrida: já estaria acostumado ao fuso horário notuno. Dizem as más linguas que o Homem de Gelo sairia direto do autódromo para uma das famosas boates da capital.

Enfim, tudo corria bem. Galvão Bueno dava sua tradicional "secada" e ninguém se incomodava. Insistia em dizer que Felipe era o rei dos circuitos de rua, conquistando a pole em todos os três da temporada, sem lembrar porém, que não havia vencido nenhum desses, todos por erros da equipe do cavalinho.

Uma curva acabou mudando toda a história da corrida. Nelsinho cometeu mais um erro infantil nesta sua primeira temporada na Renault (que parece ser cada vez mais a última). Nelsinho aliás vem errando demais e merece perder a posição no próximo ano. Não mostrou para que veio.

A batida veio num momento horrível para os primeiros colocados, beneficiando os que tinham antecipado suas primeiras paradas. Neste momento as chances de vitória de Massa já se mostravam muito remotas. Porém, não havia motivo para preocupação pois Felipe corria contra Hamilton e este continuaria atrás do piloto brasileiro.

Felipe, muito confiante num bom resultado, dirige-se para o boxe para seu reabastecimento de rotina. Eis que neste momento o imponderável, o inacreditável, o infinito azar e a absoluta incompetência resolvem agir no boxe vermelho.

Num esporte que prima pela tecnologia, uma nova invenção recém lançada pela escuderia italiana se tornou o centro das atenções. O famoso e antigo "pirulito" fora aposentado. Sem direito a aposentadoria e sendo ignorado pela previdência social, o "pirulito" dos boxes se tornou mais um exemplo dos maus tratos com os idosos. "Pirulito" sempre cumpriu com seu trabalho de maneira admirável, um exemplo de dedicação. Subindo, descendo, sendo virado e desvirado corrida após corrida, durante décadas. Mandado embora sem justa causa e sem aviso prévio apenas pelo fato de que alguém mais jovem e mais "antenado" havia aparecido para sua função. A experiência havia sido ignorada. Renegado a um canto escuro dos boxes, atrás dos pneus dos treinos de sexta e encostado em um aerofólio dianteiro amaçado, "pirulito" apenas assistia ao seu carrasco levar todos os louros pelos abastecimentos bem efetuados.

Neste dia porém, quando Massa estava realizando uma corrida perfeita, a inexperiência do substituto pôs tudo a perder. O moderníssimo sinal precipitou-se. Mudou sua coloração do vermelho para o verde. Massa arrancou com o carro. Arrancou também a mangueira, agora presa ao seu carro.

Desolação. Perplexidade. A corrida estava perdida. A zona de pontos encontrava-se agora inalcançavel. Massa que iria liderar o mundial de pilotos iria ficar agora a 7 pontos do piloto inglês faltando 3 corridas para o fim da temporada.

Uma corrida que tinha tudo para ser um marco para o título acabou sendo frustrante.

E o mais irônico é que o capitalismo moderno não tolera falhas. O jovem sinal, com especializações e pós-graduações não resistiu à um erro deste porte. Foi demitido imediatamente. Posto para fora de maneira instantânea. Neste momento, o velho "pirulito" foi chamado às pressas. Aceitou ajudar de forma surpreendentemente humilde, mesmo sem garantias de que seria recontratado. Executou um ótimo papel o restante da corrida e mostrou que tem total condições de seguir contribuindo para o espetáculo.




Assim, "pirulito" segue aguardando se irá garantir seu emprego para a próxima corrida e para a próxima temporada.

Vinícius Juwer.

Um comentário:

ricardo rodrigues disse...

Podemos resumir o que foi essa corrida em uma palavra ..Descupas..

Descupas .. falou o mecanico da ferrari pro massa apos a mierda que fez .. (e nao foi a 1 vez nao o mesmo lambao aprontou a mesma coisa com o aleao)

Descupas .. falou o Rubinho quando errou.. mais errou muito ao jogar as luvas para arquibancada e acab ou jogando dentro d'agua.

Descupas .. pediu o nelsinho quando bateu no murro e praticamente dando adeus ao time pro ano que vem.

So faltou aquem pedir descupas pra nois.. sim nois que todo domingo tamo la ... tendo que atura o Gaviao .. pois e ..

Descupa ai qualquer coisa